Christian Doppler
Christian Doppler | |
---|---|
Conhecido(a) por | Efeito Doppler |
Nascimento | 29 de novembro de 1803 Salzburgo |
Morte | 17 de março de 1853 (49 anos) Veneza |
Nacionalidade | austríaco |
Instituições | Universidade Técnica Tcheca de Praga, Universidade de Viena |
Campo(s) | física |
Christian Andreas Doppler (Salzburgo, 29 de novembro de 1803 — Veneza, 17 de março de 1853) foi um físico austríaco, famoso por descobrir o chamado efeito Doppler.
Biografia
[editar | editar código-fonte]Filho de Johann e Theresa Doppler, descendente de uma família de pedreiros que tinham um negócio bem-sucedido desde 1674. Porém, não pode trabalhar na empresa de seu pai por ter uma condição física frágil.
Fez o curso primário em Salzburgo, e o secundário em Linz, onde ficou evidente o talento de Doppler para a Matemática.
Aos 19 anos, por recomendação de Simon Stampfer, professor do Liceu de Salzburgo, Christian estudou física e matemática no Instituto Politécnico de Viena (hoje Universidade Técnica de Viena).
Graduou-se em 1825, aos 21 anos, e voltou a Salzburgo, onde ensinara física e matemática. Voltou a Viena para estudar matemática avançada e mecânica, e em 1829, após completar seus estudos, tornou-se assistente de Adam vom Burg, professor de matemática avançada e mecânica da Universidade. Em 1831 publicou o primeiro de 51 artigos científicos.
Porém, 1833 a 1835 foram anos decadentes para Doppler. Ele falhou em conseguir uma posição acadêmica e teve que sustentar como contador numa fábrica de algodão em Brück, perto de Brandeburgo. Nesse período, ele estava a ponto de desistir de tudo e emigrar para os Estados Unidos, tamanha a sua decepção com a carreira. Em 1835, ele vendeu seus bens e foi para Munique, quando lhe foi oferecida uma vaga de professor de matemática básica e geometria prática na Escola Secundária de Praga.
Os anos seguintes foram muito cansativos. Além da pesquisa, sua posição incluía um pesado fardo de ensino, e Doppler teve que passar muitas horas em locais apertados, insalubres e salas de palestra lotadas. Comenta-se que foi durante esse período que ele contraiu a tuberculose que iria matá-lo.
Com um posto permanente e um salário melhor, Doppler se instalou em Praga e começou a constituir família. Em 1836, ele se casou com Mathilda Sturmand, e eles tiveram cinco filhos; três meninos e duas meninas.
Um ano depois, Christian tornou-se professor assistente de matemática avançada no Instituto Técnico de Praga.
Em março de 1841, foi nomeado professor de geometria prática e matemática elementar na Academia Técnica Estadual de Praga.
Na reunião da Sociedade Acadêmica da Boêmia realizada em Praga em 25 de março de 1842, ele apresentou o trabalho Über das farbige Licht der Doppelsterne (Sobre a cor da luz das estrelas duplas), no qual anunciava a descoberta do efeito que leva o seu nome.
Em 1844, a saúde de Doppler se deteriorou e ele teve que tirar uma licença. Ele não voltou até 1846, quando se recuperou plenamente. Em 1847, saiu de Praga para ensinar matemática, física e mecânica na Academia de Minas e Florestas de Schemnitz, na Eslováquia.
Quando estouraram as Revoluções de 1848, Doppler se mudou para Viena, onde foi apontado para o Instituto Politécnico, sucedendo seu professor Simon Stampfer.
Em 1850, Doppler tornou-se diretor do Instituto de Física na Imperial Universidade de Viena.
Em 1851, foi eleito para a Academia Austríaca de Ciências, e dois anos depois, foi nomeado professor de física experimental na Real Imperial Universidade de Viena. Um dos estudantes que ele entrevistou foi o monge augustiniano Gregor Mendel, pai da genética moderna.
Acometido por tuberculose, em novembro de 1852 tirou uma licença e viajou para Veneza, na esperança de recuperar a saúde. Quando se tornou claro que sua saúde estava deteriorada, sua mulher, Mathilda, viajou para Veneza para acompanhá-lo. Morreu na manhã de 17 de março de 1853, na companhia de sua mulher.
Foi enterrado em Veneza, na ilha de São Miguel. Sua sepultura, encontrada por Peter M. Schuster,[1] está logo após a entrada do cemitério.[2]
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ Schuster, Peter M. (2005). Moving the Stars — Christian Doppler: His Life, His Works and Principle, and the World After. Pöllauberg, Áustria: Living Edition. ISBN 3-901585-05-2 (tradução por Lily Wilmes; Página pessoal do autor)
- ↑ Štoll, Ivan (1992). «Christian Doppler — Man, Work and Message». The Phenomenon of Doppler. Prague: The Czech National University. 28 páginas
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- O'Connor, John J.; Robertson, Edmund F., «Christian Doppler», MacTutor History of Mathematics archive (em inglês), Universidade de St. Andrews
- Christian Doppler (1803 - 1853)
- Christian Andreas Doppler